quinta-feira, 14 de julho de 2011

Mercado de Trabalho


Na hora de escolher uma profissão, confira quais as preferências de
mercado atual!


 
Áreas em altas? Quais as profissões idéias para o mercado de trabalho atual?

 
Segundo pesquisas, o mercado de trabalho possui déficit de profissionais de diversas áreas, e para quem procura uma profissão vale apena conferir quais são essas profissões para fazer uma escolha boa.
As profissões relacionadas ao meio ambiente e aos recursos naturais já estão sendo valorizadas e a tendência é a mesma para o futuro. Profissões como Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Petróleo e Gás Engenharia Hídrica são profissões que estão totalmente ligadas a nossa economia atual. Profissões que envolvem tecnologia, como telecomunicações e Ciência da Computação sem duvida são boas apostas, principalmente diante de tanta inovação tecnológica, basta observarmos como evoluem computadores, celulares, eletrodoméstico entre outros equipamentos tecnológicos até a própria medicina.
Já as profissões que estão saturadas de profissionais acabam ficando em baixa devido ao excesso de concorrência e demanda de uma mesma área que não cresce proporcionalmente com o mercado de trabalho, podemos citar algumas como: Psicologia, Jornalismo, Odontologia e Marketing. Vale lembrar que há vagas, mas há uma exigência ainda maior para o profissional obter sucesso profissional.
Atualmente observando em jornais, pesquisas e em toda a mídia que há um grande crescimento na procura de profissionais das engenharias, em todas as modalidades, devido ao crescimento econômico do país e expansão internacional de mercado, da capacidade produtiva e de infra-estrutura se fazem presentes. Esse aspecto se deve também pelo fato de que os profissionais eram mais voltados às técnicas administrativas, organizacionais em todo o aspecto financeiro, deixando de lado a questão da mão de obra e criação, que caracterizam as diversas engenharias.
Outra profissão que fica evidente a procura é de Tecnologia da Informação (TI) que podemos observar que é ampla em todo o país devido a agilidade nos processos e controles da informação inclusive até na área de exportação.
Portanto, estão em alta, profissões como Engenheiros, Geólogos e Arquitetos, Propaganda, Marketing e Vendas, em um mercado globalizado. "Mas o mais importante do que apontar áreas, talvez seja dizer que as pessoas devem seguir suas vocações. Esse negócio de tendência de mercado é uma coisa perigosa. Se o profissional se fiar somente nisso, corre o risco de não ser feliz em sua profissão, também importante é fazer bem feito. Os profissionais bem qualificados são os que conseguem espaço na sua atividade".Segundo Marcos Schlemm, consultor sênior da ACTA – Educação, RH e Carreira.

Abaixo, segue parte do levantamento elaborado pelo Grupo Foco sobre as profissões que estão em alta no país, por região:

 
REGIÃO PARANÁ – (sede em Curitiba):
Áreas em alta: Controladoria, Logística, Suprimentos, Engenharia, Comerciais e Atendimento ao Público, Inteligência de Mercado/Marketing e Tecnologia da Informação;
Cursos em alta: Ciências Contábeis, Engenharias em geral, Informática, Administração, Marketing;
Obs.: Vagas na área de Tecnologia da Informação há uma busca crescente de profissionais recém formados para serem desenvolvidos.
REGIÃO NORTE - (sede em Belém):
Área de Engenharia Mecânica, Civil, Elétrica e Mecatrônica;
Sistema de Tecnologia (com formação técnica, Eletromecânico, por exemplo) e instrumentalização;
Saúde, pois as cidades estão crescendo e precisam desta estrutura.
REGIÃO – CENTRO OESTE (sede em Brasília):
Engenharia Civil, de Produção e Eletrônica;
Tecnologia voltada para Informática;
Obs.: Regiões com grandes desigualdades de demanda. Enquanto no Centro – Oeste há uma forte planta industrial, a região Norte é pouco explorada.
REGIÃO INTERIOR DE SÃO PAULO – (sede em Campinas):
Engenharia (Mecânica Elétrica e Mecatrônica);
Outras áreas muito requisitadas: área administrativa, financeira, recursos humanos e formações técnicas.
REGIÃO SÃO PAULO – (sede capital):
Engenharia; Construção Civil (parte de hidráulica), Mecânica, e outras.
REGIÃO RIO DE JANEIRO – (sede capital):
Engenharia voltada para mineração (sedes da Votorantim e Vale, entre outras);
Áreas de logística, compras, ferrovias.
REGIÃO ESPÍRITO SANTO – (sede Vitória):
Áreas técnicas e Engenharia (investimento das empresas Petrobrás e Vale)
Construção Civil em tendência de aumento
REGIÃO SUL – (sede Porto Alegre):
Tecnologia da Informação (Ciências da Computação, Analista de Sistema, entre outros);
Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, entre outras;
Setores da Indústria, Serviços e Construção Civil.
REGIÃO NORDESTE – (sede em Salvador):
Construção Civil, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química;
Administração;
Setor Industrial.
Fonte: Gazeta do povo online

 

 

 

 

 

 

Um comentário: