segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


Jogo de Carta


Regras da TRANCA


Jogo composto por dois baralhos. Pode ser jogado com 2 ou 4 jogadores.



1.  O jogo deve seguir sentido anti-horário. Um embaralha e o jogador a esquerda divide o monte, o mesmo jogador que embaralha, distribui o “vivo” (composto por 11 cartas é o primeiro bolo de cartas a ser jogada) enquanto o que dividiu monta o “morto” (Composto por 11 cartas é o ultimo bolo de cartas a ser jogada a sim que terminar o primeiro bolo). O morto é por dupla e não por jogadores.

2.  Agora o jogo se inicia com o jogador  a direita de quem distribuiu o “morto”.

3.  O jogo se baseia em pontos para ganhara a dupla deve pontuar 3000 pontos no total de rodadas jogadas.
4.  Para pontuar algumas regras devem ser lembradas:

·        As cartas 2 são CURINGAS;

·        As Cartas 3 de Naipe vermelho ( ouros ou copas ) são dólares ou seja quando alguém pega essa carta pode pegar outra carta do bolo que esta na mesa e esta carta vale 100 pontos positivos se for formada uma canastra suja ou limpa(com curinga ou não), mas se não for formada ate alguém bater esse dólar se torna -100 pontos para a dupla. Esta carta fica junto com as cartas que são colocadas na mesa que formam conjuntos;

·        Estes conjuntos (Canastras) podem ser formados ou por seqüências de ate 7 cartas ( as canastras), sendo ou cartas de mesmo  numero, EX: 4, 4, 4, 4, 4, 4 ,4 de naipes diferentes ou A,K,Q,J,10,9,8 do mesmo naipe;

·        Já as cartas 3 de naipe preto (espada e paus) são as trancas, ou seja, elas trancam as cartas que são descartadas na mesa. Se essas cartas forem seguradas na mão no momento que alguém bate elas valem -100 pontos cada.

·        Ao comprar a mesa tem que ter pelo menos 2 cartas para que formem conjunto com a primeira da mesa.

·        Deve ser descartadas na mesa para a formação de canastras no mínimo a combinação de três cartas.EX: A,K,Q .

·        Quando o jogador bater ele deve ter o cuidado de observar se o parceiro tem poucas cartas na mão se não será pago 10 pontos por carta.

·        Quem bate ganha 100 pontos.

·        Ao bater deve se somar ou subtrair ( na ausência de canastra) os dólares ( 3 de ouros ou copas). Somar a batida (100 pontos) somar as canastras, que ser for limpa (sem curinga) vale 200 pontos e se for suja (com curinga) vale 100 pontos, feito isso conta subtraia a quantidade de cartas que ficaram na mão retirando elas da contagem de carta, sendo que cada carta vale 10 pontos. Feito some tudo e marque ate uma equipe estiver com 3000 pontos.

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